Agora, só resta o Santos. Mas desde que a Libertadores mudou de regulamento e passou a ser disputada por 32 equipes em 2000, o Brasil sempre teve pelo menos dois clubes nas quartas de final da competição. Afinal, o paÃs passou a inscrever no mÃnimo quatro equipes a partir de então.
Na verdade, a última vez que o Brasil teve apenas um representante nas quartas de final foi na Libertadores de 1994, quando apenas três clubes brasileiros entraram na competição: o então defensor do tÃtulo São Paulo, o campeão brasileiro Palmeiras e o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil de 1993.
Naquele ano, o São Paulo foi o único que chegou à s quartas de final, e até avançou para a grande decisão, mas foi derrotado pelo Vélez Sarsfield nos pênaltis. De 1995 a 1999, quando o torneio classificava apenas o campeão brasileiro e o da Copa do Brasil, o paÃs seguiu mantendo pelo menos dois times entre os oito melhores.
Em 2011, o Brasil entrou na Libertadores com nada menos do que seis representantes, o maior número entre todos os paÃses participantes. O Corinthians ficou logo na pré-Libertadores, derrotado pelo Deportes Tolima.
Fonte: Uol Esporte