Os exercÃcios devem ser de intensidade moderada, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.Diversos estudos vêm comprovando os benefÃcios da atividade fÃsica para o tratamento da hipertensão, não só otreinamento aeróbio (caminhada, corrida, natação etc), como também o treinamento resistido .Esses exercÃcios caracterizam-se pela contração do músculo contra uma resistência externa, e são comumente denominados exercÃcios de musculação.
A prática de musculação com hipertensos deve ser cuidadosamente controlada, sendo que as principais recomendações expostas na literatura cientÃfica apontam para a não realização de exercÃcios isométricos e de alta intensidade, que visam à melhora da força e a hipertrofia muscular. A contra-indicação destes tipos de exercÃcios se deve aos efeitos de aumento súbito e imediato da pressão arterial, o que em pessoas com hipertensão podem gerar lesões e até mesmo rompimento de vasos sangüÃneos. Devemos trabalharutilizando cargas leves a moderadas e controlando a respiração durante o movimento, assim teremos uma diminuição da pressão arterial em repouso, o que coloca a prática de exercÃcios contra resistência como uma aliada no tratamento dessa doença.
É necessario medir a pressão arterial antes de começar a sua rotina de exercicios , para averiguar se os valores estao controlados. O monitoramento periódico propicia uma avaliação mais adequada da eficácia dessa atividade.
Após a musculação procure fazer uma sessão de 10 a 15 minutos de alongamento, pois além da melhora da postura, ajudam a oxigenar a musculatura, trazendo um relaxamento e uma sensação de bem estar.
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Musculação Para Hipertensos por Alessandro MartinezÂ
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/9562/1/Musculacao-Para-Hipertensos/pagina1.html#ixzz1GnSlVLiZ