Gol olímpico
Em futebol, gol olímpico (ou golo direto de canto, em Portugal) é o gol marcado direto de uma cobrança de escanteio. Em 1924, as regras do futebol passaram a validá-lo. Assim,o primeiro gol olímpico foi marcado por Billy Alston, na Escócia, a 21 de agosto do mesmo ano.
O termo "gol olímpico" surgiu num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da olímpiada de Paris.
Apesar de esta informação constar de muitas publicações sobre a história do futebol, no Brasil e no exterior, alguns torcedores do Vasco da Gama divulgam uma versão diferente, sobre um fato ocorrido 4 anos depois:
Em março de 1928, em um amistoso contra o uruguaio Montevideo Wanderers, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurou os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols de seu estádio São Januário. Com um gol feito por Santana em cobrança de escanteio, o Vasco venceu por 1 a 0. Como os uruguaios eram os atuais campeões olímpicos, nasceu então a expressão 'gol olímpico'.
Em 1973 Pelé, O Rei do Futebol e o lendário Santos sairam realizando amistosos pelo mundo, jogando no Golfo Pérsico, África, Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra; por fim, chegaram nos Estados Unidos para jugar contra o Baltimore Bays. Nesta partida, Pelé fez o seu único gol olímpico de toda sua carreira.