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PSICOLOGIA DO ESPORTE

 No Brasil, na década de 90 foi marcante com a idéia da equipe multiprofissional: o professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista,  psicólogo e médico nas equipes.

Preocupações da psicologia esportiva:

O CORPO E MENTE COMO UNIDADE

Fisiologia, motivação, personalidade, agressividade, liderança, inteligência emocional ao lidar com a equipe, expressão de pensamentos, sentimentos, descarga de tensões são partes de um mesmo ser. Quando uma delas não está em seu pleno funcionamento, pode afetar o bem estar de todo o organismo.     

Objetivos Gerais do Esporte:

PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM ESTAR.

•Saúde física:  Promover boa circulação sangüínea,  atividade e desenvolvimento muscular, neurológico, queima de gorduras agressivas, redução da obesidade.

•Mental: Elevação da auto-estima, alívio nos transtornos ansiosos e depressivos  pela ativação de endorfinas e seratonina (neurotransmissores), Tratamento de insônia, reduzindo ou eliminando medicamentos, convívio social, estética.

Objetivos específicos da psicologia do esporte:  


-Tratamento de ansiedade X falta de motivação pré-competições:
- Necessidade de auto-conhecimento (de suas habilidades);
- Pesquisa acerca dos pré-requisitos necessários;
- Compreensão das causas das dificuldades emocionais.


•De  ansiedade pela boa aparência - uso vicioso de anabolizantes;
- Esforço além dos limites;

- Alimentação precária;

- Distúrbios como anorexia/bulimia.

•Dificuldade nos relacionamentos com a equipe esportiva;

•Fobias (sociais, de piscina) com psicologia cognitivo-comportamental- TCC;

•Reabilitação cardíaca, neurológica ou ortopédica: hidroterapia, alongamento, massoterapia, RPG (INDISPENSÁVEL O LAUDO COM AUTORIZAÇÃO MÉDICA);


TERAPÊUTICA em psicologia esportiva- Diferenciais no mercado

Terapêutico: Musculação, hidroginástica, natação (objetivos de reabilitação e não de competição)

Integração arte-esporte-psicologia :Danças: de salão, do ventre, axé, etc. (SUGESTÃO: pesquisa com alunos sobre  preferências)

Curso para Gestantes: O foco nelas traz SEGURANÇA e convívio social.

Relaxamento Profundo : Em grupo: Técnica de  Jackobson (relaxamento com conscientização corporal progressiva, visualizações e hipnoterapia.
Individual: Calatonia  (toques sutis nas extremidades do corpo) e hipnoterapia individual.

Avaliação psicológica: Auto conhecimento de suas características e potenciais, orientando o aluno para suas maiores habilidades pré-existentes e as necessárias para determinada atividade esportiva: Comportamento social, habilidades sensório-motoras; capacidade de suportar frustrações, entre outras.
Capacidades necessárias para a boa evolução do esporte.


O INGRESSO DO ALUNO NA ACADEMIA

Teorias Psicológicas utilizadas no Marketing:
Propagandas que chamam e trazem os clientes de acordo com as suas demandas utilizam:

Gestalt: Leis da “Boa forma” clareza, simplicidade e distinção Figura/Fundo nas faixas/placas de propagandas indicando os cursos oferecidos .
 
Psicologia Comportamental: Preferência do estímulo Reforçador Positivo e não negativo (sem criticar a instituição ao lado), dando ênfase nas vantagens da escola, como diferenciais do mercado;

Teoria Junguiana dos mitos e Inconsciente Coletivo: Conhecer o imaginário coletivo da população. Mitos valorizados desde os primórdios. (ex futebol é um mito, deuses gregos musculosos).
 
Cores chamativas e arte final com qualidade de atração visual.

Questionário inicial dos alunos (Rapport)

- Dados pessoais;
- Atividades recreativas que mais aprecia;
- Preferência por grandes grupos ou duplas;
- Ritmos musicais;
- Problemas de saúde e medicamentos utilizados.

Postura Humanista do Professor

Vínculo  professor/aluno:
- Simpatia;
- Empatia;                                
-Consideração Positiva Incondicional:  Compreensão profunda das necessidades do aluno para melhor atingir seus objetivos.

Ética

Valores, acompanhamento da evolução do quadro, distribuir atenção igualmente entre todos os alunos.


Currículo:

Elaine Cristina da Cunha, psicóloga clínica em abordagem corporal e tratamento do stress desde 1995, Professora de psicologia para educadores universitários, mestrado em psicologia educacional concluído em 2001 pelo Inst. de Psicologia da USP.
Atuou/atua como docente de psicologia e orientação educacional e profissional no SENAC, nas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG, UNIBAN e UNIESP, S.P. jun/2005

 
 
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