No Brasil, na década de 90 foi marcante com a idéia da equipe multiprofissional: o professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e médico nas equipes.
Preocupações da psicologia esportiva:
O CORPO E MENTE COMO UNIDADE
Fisiologia, motivação, personalidade, agressividade, liderança, inteligência emocional ao lidar com a equipe, expressão de pensamentos, sentimentos, descarga de tensões são partes de um mesmo ser. Quando uma delas não está em seu pleno funcionamento, pode afetar o bem estar de todo o organismo.
Objetivos Gerais do Esporte:
PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM ESTAR.
Saúde física: Promover boa circulação sangüínea, atividade e desenvolvimento muscular, neurológico, queima de gorduras agressivas, redução da obesidade.
Mental: Elevação da auto-estima, alívio nos transtornos ansiosos e depressivos pela ativação de endorfinas e seratonina (neurotransmissores), Tratamento de insônia, reduzindo ou eliminando medicamentos, convívio social, estética.
Objetivos específicos da psicologia do esporte:
-Tratamento de ansiedade X falta de motivação pré-competições:
- Necessidade de auto-conhecimento (de suas habilidades);
- Pesquisa acerca dos pré-requisitos necessários;
- Compreensão das causas das dificuldades emocionais.
De ansiedade pela boa aparência - uso vicioso de anabolizantes;
- Esforço além dos limites;
- Alimentação precária;
- Distúrbios como anorexia/bulimia.
Dificuldade nos relacionamentos com a equipe esportiva;
Fobias (sociais, de piscina) com psicologia cognitivo-comportamental- TCC;
Reabilitação cardíaca, neurológica ou ortopédica: hidroterapia, alongamento, massoterapia, RPG (INDISPENSÁVEL O LAUDO COM AUTORIZAÇÃO MÉDICA);
TERAPÊUTICA em psicologia esportiva- Diferenciais no mercado
Terapêutico: Musculação, hidroginástica, natação (objetivos de reabilitação e não de competição)
Integração arte-esporte-psicologia :Danças: de salão, do ventre, axé, etc. (SUGESTÃO: pesquisa com alunos sobre preferências)
Curso para Gestantes: O foco nelas traz SEGURANÇA e convívio social.
Relaxamento Profundo : Em grupo: Técnica de Jackobson (relaxamento com conscientização corporal progressiva, visualizações e hipnoterapia.
Individual: Calatonia (toques sutis nas extremidades do corpo) e hipnoterapia individual.
Avaliação psicológica: Auto conhecimento de suas características e potenciais, orientando o aluno para suas maiores habilidades pré-existentes e as necessárias para determinada atividade esportiva: Comportamento social, habilidades sensório-motoras; capacidade de suportar frustrações, entre outras.
Capacidades necessárias para a boa evolução do esporte.
O INGRESSO DO ALUNO NA ACADEMIA
Teorias Psicológicas utilizadas no Marketing:
Propagandas que chamam e trazem os clientes de acordo com as suas demandas utilizam:
Gestalt: Leis da Boa forma clareza, simplicidade e distinção Figura/Fundo nas faixas/placas de propagandas indicando os cursos oferecidos .
Psicologia Comportamental: Preferência do estímulo Reforçador Positivo e não negativo (sem criticar a instituição ao lado), dando ênfase nas vantagens da escola, como diferenciais do mercado;
Teoria Junguiana dos mitos e Inconsciente Coletivo: Conhecer o imaginário coletivo da população. Mitos valorizados desde os primórdios. (ex futebol é um mito, deuses gregos musculosos).
Cores chamativas e arte final com qualidade de atração visual.
Questionário inicial dos alunos (Rapport)
- Dados pessoais;
- Atividades recreativas que mais aprecia;
- Preferência por grandes grupos ou duplas;
- Ritmos musicais;
- Problemas de saúde e medicamentos utilizados.
Postura Humanista do Professor
Vínculo professor/aluno:
- Simpatia;
- Empatia;
-Consideração Positiva Incondicional: Compreensão profunda das necessidades do aluno para melhor atingir seus objetivos.
Ética
Valores, acompanhamento da evolução do quadro, distribuir atenção igualmente entre todos os alunos.
Currículo:
Elaine Cristina da Cunha, psicóloga clínica em abordagem corporal e tratamento do stress desde 1995, Professora de psicologia para educadores universitários, mestrado em psicologia educacional concluído em 2001 pelo Inst. de Psicologia da USP.
Atuou/atua como docente de psicologia e orientação educacional e profissional no SENAC, nas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG, UNIBAN e UNIESP, S.P. jun/2005