'Como poderá o ano novo ser feliz se os homens que promovem as infelicidades continuarem sendo os mesmos?' Hélio Ribeiro, em improviso na Rádio Bandeirantes, durante o programa 'O Poder da Mensagem', em 31/12/1975.
Â
Â
    Na semana passada foi divulgada uma pesquisa sobre a sucessão municipal em São Paulo em que aparece Marta Suplicy (PT) em primeiro, Geraldo Alckmin (PSDB) em segundo e Gilberto Kassab em terceiro, de acordo com as respostas dadas à consulta feita pelo Ibope. Mais abaixo aparecem os nomes de Paulo Maluf, Luiza Erundina, Paulinho da Força....
Â
    São nomes importantes no cenário polÃtico paulista: uma já foi prefeita, outro foi governador, outra foi prefeita, outro é prefeito, outro foi prefeito e governador, outro é presidente de aglonerado sindical. Todos foram ou são vereadores, deputados estaduais ou federais.
Â
    Daqui a pouco, quando o processo polÃtico for seguindo o seu calendário, outros nomes irão surgir, inclusive para a eleição proporcional que elegerá 55 vereadores para a Câmara Municipal, uma instituição que vive tão distante do povo quanto a concretização das promessas feitas pelos vereadores que este mesmo povo colocou lá.
Â
    Digitando essas linhas e me lembrando do córrego Itaquera-Mirim, sujo e mal-cheiroso, e das ruas esburacadas da Via Chuca, ocorre-me que esses e outros inúmeros problemas que assolam a população periférica da cidade já teriam sido solucionados se as promessas tivessem sido cumpridas.
Â
    E duvido que, na relação dos candidatos à Câmara Municipal este ano, não apareça muitos daqueles que fizeram essas mesmas promessas. Aliás, praticamente todos os atuais vereadores estarão, se é que já não estiveram, batendo novamente à sua porta pedindo o apoio de 'você e toda a sua famÃlia'....convoque os amigos...nossa vila precisa de um representante...e, é claro, este representante é ele...o lÃder, o magnifico, o homem do povo...
Â
   De volta para casa, bem longe daquele buraco que visitou, pára com seus aspones e, num restaurante chique, lava as mãos sujas de tanto pegar na 'mão de pobre', e pede o melhor do cardápio, pedindo para que o assessor semi-analfabeto localize no mapa o local onde ele, sua excelência, irá amanhã.
Â
  Enquanto isso, os candidatos a prefeitos, nomes velhos e conhecidos, gente que fez, nada fez, nada faz e nada fará, gente que poderá fazer, gente que não desiste, gente que inististe, estão correndo o trecho novamente.
Â
  Se eu fosse você prestava atenção nesses nomes e procuraria um olhar mais atento para novos nomes, pois talvez tenha uma luz no fim do túnel. Mas tome cuidado: a luz do fim do túnel pode ser de uma locomotiva que vem em sua direção e vai te atropelar. A não ser que você seja muito esperto...
Â
MOACYR CUSTÓDIO
Colaborador do Itaquera em NotÃcias e
Diretor de Jornalisto da Rádio Cumbica-AM-1500